II Curso de Formação: "Pan-africanismo e a esquerda diante da luta de raça e classe"

O Curso tem o objetivo de oferecer subsídios históricos e sociológicos para o entendimento das relações entre o racismo e o capitalismo,  bem como as tensões, antagonismos e  convergências entre  a chamada esquerda e o internacionalismo negro.

II Curso de Formação: "PAN-AFRICANISMO E A ESQUERDA DIANTE DA LUTA DE RAÇA E CLASSE"

Data: 22, 23 e 24 de Janeiro
Horário: das 19:00 às 22:00

Inscriçoes no site: www.kilombagem.org
Emitiremos Certificado

VAGAS LIMITADAS

Local: Núcleo de Consciência Negra na USP
(Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 3, Cidade Universitária – São Paulo, SP - telefone: 3091-7746)

Realização: Kilombagem e Núcleo de Consciência Negra na USP

Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Programação

  • 22 de Janeiro - Palestra "A Esquerda: Brasil e Mundo no Pós Guerra"

Terezinha Ferrari: Doutora em Ciências Sociais / PUC - SP, professora do Departamento de Ciências Sociais do Centro Universitário Fundação Santo André, pesquisadora e escritora nas áreas de Sociologia do Trabalho, Filosofia da Técnica,    Desenvolvimento e Planejamento Urbano-cultural com ênfase no estudo das formas de organização do trabalho nas cidades, movimentos e lutas  sociais contemporâneas e na substancialidade da técnica como parte das forças produtivas humano-societárias.

 

  • 23 de Janeiro - Palestra "Racismo e Luta de Classes"

Weber Lopes Góes: Graduação em História pelo Centro Universitário Fundação Santo André; Especialização em Ciências Sociais - "Economia-Mundo, Arte e Sociedade" pela mesma instituição e Mestrando no programa de Pós-graduação em Ciências Sociais na UNESP de Marília. Tem se debruçado nos estudos sobre as bases ideológicas do racismo, com enfoque no pensamento de Arthur de Gobineau e Francis Galt on. No Brasil, estuda o pensamento conservador concatenando com a ideologia do racismo com ênfase nas ideias de Nina Rodrigues, Euclides da Cunha, Oliveira Vianna e Renato Kehl. Ministra cursos sobre a construção do racismo na sociedade brasileira para educadores, lideranças comunitárias e educadores populares abordando as lutas dos movimentos de resistências ao escravismo desde o trabalho compulsório até a consolidação do trabalho livre, com enfoque na formação do movimento negro brasileiro a partir da década de 1930 até 1970. Além de abordar a questão étnico/racial busca difundir a importância do ensino da História da cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar (Lei 10.639/03).

 

  • 24 de Janeiro - Palestra "Os Movimentos de Libertação na África e Seus Impactos no Movimento Negro Brasileiro - Influências, Diferenças e Confluências"

Deivison Mendes Faustino: Graduado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Santo André; Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC e Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia - UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos; professor do Departamento de Estudos Sociais História e Geografia da Faculdade de São Bernardo como Docente da Disciplina História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena . Consultor sobre a implementação da Lei 11.645/08 e a Implementação da Política Nacio nal de Saúde Integral da População Negra - PNSIPN. Tem experiência nas Áreas: Relações Raciais e Racismo com ênfase em Educação Para as Relações Étnico-Raciais e Saúde da População Negra; Já atuou em projetos de Prevenção às DST/Aids, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, Combate ao Racismo Institucional, Africanidades e Movimento Hip-Hop.

 

Curso Pan-Africanismo E A Esquerda Diante Da Luta De Raca E Classe